Crônicas + Belregard: Corrupção

A Corrupção em Belregard

Gravura01

A Sombra é uma presença real dentro da ambientação de Belregard e ela recompensa aqueles que cometem atos nocivos, venenosos, dentro da sociedade. Dessa forma, as regras de Corrupção são um acréscimo ao sistema de Crônicas. Aqui apresentamos uma versão beta destas regras, para apreciação e julgamento dos jogadores. Pedimos para que todos enviem suas considerações através de todo e qualquer meio disponível, como as páginas do Facebook, e-mails e comentários.

A Corrupção é dividida em seis níveis distintos: Puro¹, Flertando², Envolto, Maculado, Condenado e À Beira do Abismo.

Sempre que o narrador julgar necessário, mediante um ato maligno da parte de um personagem, um teste de corrupção deve ser feito. Este teste se baseia no Atributo Vontade do personagem e possui as seguintes variações:

Grau do Ato:

  • Leve – Atitudes e atos que não comprometam a integridade alheia ou de nobres motivações. Teste Normal de Vontade. Ex: Rouba algo para alimentar-se durante a fome. Mata para lavar sua honra. Mentir para proteger alguém que ama, etc.
  • Moderado – Atitudes e atos que comprometam a integridade alheia ou de escusas motivações. Teste difícil de Vontade. Ex: Rouba algo para possuir aquilo, por inveja. Mata para sobrepujar. Mentir para fazer outro sofrer, etc.
  • Grave – Atitudes e atos que consciente e deliberadamente envolvem obter favores da Sombra, de forças malignas. Teste de Vontade Muito Difícil. Ex: Sacrifício ritual, pactos, cultos, oferendas às forças malignas, etc.

Em seguida, o jogador deve encontrar justificativas para o ato, que poderão lhe dar bônus ou penalidades no teste de Vontade. A lista a seguir serve como guia, como sugestão geral para a colaboração entre jogadores e narradores.

Justificativas:

  • Personagem defendendo a si mesmo +1
  • Personagem agindo de acordo com seu comportamento +1/-1
  • Personagem protegendo alguém que ama +2
  • Cometendo um assassinato premeditado –5
  • Assassinando em auto defesa +4
  • Causando severas injúrias a outra pessoa – 2
  • Tortura –3
  • Testemunhando o Sobrenatural diverso –1 a –5

urs-graf-a-couple-embracing-on-the-shore-of-a-lake-1516

Consequências:

Diante da falha no teste de Vontade, o personagem irá descer um degrau na escala de corrupção. Se estava no nível Flertando, passará ao Maculado e assim por diante. Quando desce em um destes níveis, uma pequena transformação interna acontece. Significa que o personagem atraiu a atenção de um Ímpio e assim recebeu seu presente pela dedicação.

Vale ressaltar que os mesmos pecados não condenarão os mais corrompidos. Um pecado leve não vai afetar um personagem que já esteja à beira do abismo, por exemplo, como guia, tome o seguinte esquema:

  • Puro: Um personagem Puro pode perder seu status com qualquer mentira, bem ou mal intencionada e demais atos envolvidos nos graus de corrupção Leve, Moderado ou Grave.
  • Flertando: Personagens no degrau Flertando podem decair com a prática de pecados Leves, Moderados e Graves.
  • Envolto: Personagens no degrau Envolto podem decair com a prática de pecados Leves, Moderados e Graves. E recebe uma Benção Sombria.
  • Maculado: Personagens no degrau Maculado podem decair com a prática de pecados Moderados e Graves. E recebe uma Benção Sombria.
  • Condenado: Personagens no degrau Condenado podem decair com a prática de pecados Moderados e Graves. E recebe uma Benção Sombria.
  • À Beira do Abismo: Personagens no degrau À Beira do Abismo podem decair apenas na prática grandiosa de pecados Graves, quando existe a intenção deliberada de conquistar os favores da Sombra. E recebe uma Benção Sombria.

Todo personagem de Belregard tem uma ligação mais forte com um dos cinco Ímpios que representam as Provações, o Pecados, da Sombra Viva (esta escolha deve ser feita no momento da criação do personagem). De modo que, na medida em que descem os degraus da corrupção, são recompensados de acordo com o pecado.

A lista a seguir é mera sugestão. Aconselhamos que narradores tentem tornar estes dons únicos, para que diferentes personagens sejam marcados de forma diferente.

Benção Sombria:

amCaminho de Amom, da Ira: Um personagem que trilhe o caminho de Amom é alguém que sente a aura do ódio próximo de si. É alguém que pode vir a perder a cabeça facilmente quando colocado em situações tensas ou diante da indiferença alheia.

  • Envolto – O personagem deve escolher uma das Fraquezas a seguir, sem ganho de Elã: Ameaçador, Arrogância, Compulsão (Violência), Vingativo ou Sanguinário. Como benefício, ele tem facilidade para impor sua força (Teste de Força podem ser rolados novamente quando o personagem estiver irado, irritado).
  • Maculado – Os testes para superar os malefícios da Fraqueza escolhida no nível anterior passam a ser Difíceis e testes de força, quando irritado, contam com um bônus de +1d.
  • Condenado – O Personagem adquire a Fraqueza Única Maculado (Sem ganhar Elã por isso) e recebe o Poder Brutalidade.
  • À Beira do Abismo – A Sombra mostra que aqueles tocados por ela podem ser senhores de seu próprio destino, conferindo ao fiel 1 ponto de Elã.

arshCaminho de Arshma, da Luxúria: Um personagem que trilhe o caminho de Arshma é alguém apegado ao domínio carnal, mas não limitado a ele. A luxúria se mostra em sua face mais convencional na entrega sexual, na fornicação, mas também é o prazer do letrado, do detentor orgulhoso de um conhecimento.

  • Envolto – O personagem deve escolher uma das Fraquezas a seguir, sem ganho de Elã: Covarde, Frágil, Lascivo, Obsessão ou Odiado pelos Animais. Como benefício, ele tem facilidade para impor sua sedução (Teste de Blefe (Charme) podem ser rolados novamente quando o personagem estiver seduzindo ouvintes ou amantes).
  • Maculado – Os testes para superar os malefícios da Fraqueza escolhida no nível anterior passam a ser Difíceis e testes de Blefe (Charme), contam com um bônus de +1d.
  • Condenado – O Personagem adquire a Fraqueza Única Maculado (Sem ganhar Elã por isso) e recebe o Poder Dominação.
  • À Beira do Abismo – A Sombra mostra que aqueles tocados por ela podem ser senhores de seu próprio destino, conferindo ao fiel 1 ponto de Elã.

invCaminho de Invídia, da Inveja: A Inveja é muitas vezes apontada como raiz do mal, já que pode ser a motivadora da Ira, da Luxúria, da Ganância e tantos outros males. O Invejoso é como a serpente Invídia que, mesmo trocando sua pele e se renovando, ainda rilha os dentes pelo que é dos outros. 

  • Envolto – O personagem deve escolher uma das Fraquezas a seguir, sem ganho de Elã: Compulsão (algo desonesto), Covarde, Curiosidade, Medroso ou Vingativo. Como benefício, ele tem facilidade para descobrir o valor e defeitos das coisas alheias (Teste de  Conhecimento (Avaliação) podem ser rolados novamente).
  • Maculado – Os testes para superar os malefícios da Fraqueza escolhida no nível anterior passam a ser Difíceis e testes de Conhecimento (Avaliação), contam com um bônus de +1d.
  • Condenado – O Personagem adquire a Fraqueza Única Maculado e recebe o Poder Metamorfose.
  • À Beira do Abismo – A Sombra mostra que aqueles tocados por ela podem ser senhores de seu próprio destino, conferindo ao fiel 1 ponto de Elã.

mamCaminho de Mammom, da Avareza: O avarento é um coletor, um enganador, ele cria ilusões para aqueles próximos de si, para que nunca sejam capazes de vê-lo como ele realmente é, um acumulador de bens, um homem que faz o ouro dar cria, um homem do antinatural.

  • Envolto – O personagem deve escolher uma das Fraquezas a seguir, sem ganho de Elã: Compulsão (acumular algo), Delírio (Ciúme de suas posses), Terror (Perdas), Dores no Corpo ou Piedoso. Como benefício, ele tem facilidade para impor sua vontade em negociações lucrativas (Teste de Lábia (Barganha) podem ser rolados novamente).
  • Maculado – Os testes para superar os malefícios da Fraqueza escolhida no nível anterior passam a ser Difíceis e testes de Lábia (Barganha), contam com um bônus de +1d.
  • Condenado – O Personagem adquire a Fraqueza Única Maculado (Sem ganhar Elã por isso) e recebe o Poder Ilusão.
  • À Beira do Abismo – A Sombra mostra que aqueles tocados por ela podem ser senhores de seu próprio destino, conferindo ao fiel 1 ponto de Elã.

belCaminho de Zaalzhebub, da Gula: O guloso desdenha do corpo, o maior presente do Criador. Ele se envenena e nega aos outros aquilo que é preciso, essencial, em sua vida desregrada e sem controle, onde o consumo é central e não uma parte da existência.

  • Envolto – O personagem deve escolher uma das Fraquezas a seguir, sem ganho de Elã: Compulsão (relacionada ao consumo),Lentidão, Obsessão (relacionada ao consumo), Vicio, ou Territorialista. Como benefício, ele tem facilidade para resistir a venenos e doenças (Teste de Resistência (Vigor) podem ser rolados novamente).
  • Maculado – Os testes para superar os malefícios da Fraqueza escolhida no nível anterior passam a ser Difíceis e testes de Resistência (Fortitude), contam com um bônus de +1d.
  • Condenado – O Personagem adquire a Fraqueza Única Maculado (Sem ganhar Elã por isso) e recebe o Poder Forma Bestial.
  • À Beira do Abismo – A Sombra mostra que aqueles tocados por ela podem ser senhores de seu próprio destino, conferindo ao fiel 1 ponto de Elã.

    ¹ – O nível Puro só estará disponível para personagens que, durante a criação de personagem, escolherem a Virtude Única Puro.

    ² – Toda pessoa comum de Belregard está neste nível, o que demonstra como a corrupção está presente em todos.

Exemplo:

Paolo acaba de assassinar Genaro, um mercador rival a caminho da feira de Rivienza. O fez na estrada, durante a noite, enquanto os dois dividiam acampamento, para evitar a concorrência. Sem dúvida, um ato de Corrupção Grau 02. Um dos Comportamentos de Paolo é Ganancioso então ele recebe +1 dado de bônus em seu teste de Vontade, por ter interpretado o personagem. Por ter ouvido piadinhas de Genaro durante toda a viagem, sobre a precariedade de seus produtos, Paolo o matou devagar, com requintes de crueldade, deixando-o gritar pela noite na estrada vazia. Assim, acumulou para si a penalidade de -2 dados em seu teste. Desse modo, Paolo, de Vontade 2, rolou um teste Difícil de vontade com apenas 1 Dado. Ele rola e consegue um 2, uma falha. Desse modo, Paolo decai um degrau em seu caminho da Corrupção, passando de Flertando, para Envolto.

Nada acontece de imediato, ele esconde o corpo do carroceiro e tenta dormir. Quando retoma a viagem, colocando algumas das coisas de Genaro em sua própria carroça para vender, Paolo sente fortes dores nos joelhos, além de uma coceira intensa. Ele não sabe porque, mas sua pele se mostra irritada e caroços são comuns na região, assim como feridas abertas, constantemente. É um lembrete de que seu lugar ao lado de Mammom, o Ímpio da Avareza, está reservado. Os joelhos doloridos pelo peso do consumo que carregam. Como filho de Mammom, Paolo consegue bons acordos na feira, garantindo seu lugar ao lado do Pai da Usura, do que faz moedas e tempo darem cria, do inumano.

1780845_10203951523123492_8291886055058054742_n

Arte de Andrej Köpke, para Belregard

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s