Glossário

A fim de facilitar a consulta para aqueles que estão conhecendo a ambientação de Belregard, preparamos este Glossário. Os termos serão atualizados na medida do possível.

A

Abóbada Celeste – O lar do Criador, local para onde apenas aqueles fiéis a Litania podem ir.

Abbutus – Antiga etnia que habitava o norte do vale de Virka, foram extintos quando recusaram-se a aceitar o Criadorismo e assim são pintados como Selvagens. 


Alec – Um dos Puros que caminhou ao lado do Criador, pregou sobre uma vida sem apegos a bens materiais.


Alcova Profana – O lar da Sombra Viva, para onde irão todos que aqueles que agiram de má-fé em suas vidas.


Altíssimo – Veja Criador.


Amom – Ímpio relacionado a Provação da Ira. 


Arquipélago de Varis – Um conjunto de ilhas misteriosas que ocupa o mar norte de Belregard. Foi visitado apenas uma vez, por um navegador conhecido como Varis. De seus registos pode-se ler sobre maravilhas e terrores assombrosos. Alguns acreditam que seja o local de descanso do Rei Adormecido de Dalanor.


Arshma – Ímpio relacionado a Provação da Luxúria.

B

Belghor – No passado o próprio lar da Sombra Viva, hoje mais uma das castelanias de Belregard, mas parece fadada a manter seu nome manchado e a perpétua suspeita sobre seu povo.


Belghos – Etnia nativa de Belghor, consideram-se escolhidos do Único por terem trazido o Criadorismo aos povos bárbaros. 


Belinar – Nome de uma espécie Selvagem que habitava as florestas centrais de Belregard, extintos durante a Era das Revelações. 


Birman – Principal centro da fé no Criador, é uma das castelanias mais poderosas e bem controladas da atualidade, governada pelo Eleito e aliada relutante de Vlakir. 


Braden – Antiga morada do Puro Leoric, local onde ele ergueu o Brandevir para proteger Belregard dos homens de Coração Negro saídos de Belghor. Com a queda e conquista do reino de sombras, é uma castelania entregue ao caos de senhores menores, prestes a ser anexada por Birman, Vlakir ou Parlouma. 


Brandevir – Antiga muralha que protegia Belregard dos assédios vindos de Belghor.


Bravura – Termo que faz referência ao âmago divino de todo mortal, que o torna capaz de atingir uma maior ligação com o criador. 

C


Cabeça de Cão – Nome de uma espécie Selvagem ambígua a qual alguns escritos apócrifos atribuem grande saberia, mas que ainda são tidos como perigosos. Não se tem certeza do fim deles, mas nenhum é visto a séculos. 

Caminho Irrepreensível – O método de vida que mira à perfeição criada pelo Pulo Leoric. Seu caminho é aceito como o mais humano possível para se ganhar a graça do Único.


Casas de Luz – Locais sagrados e criados sob as indicações do infame Bövrar II, um homem obcecado em encontrar uma lógica no divino. 


Cavaleiro Errante do Criador – Um herói honrado, cavalheiresco, exímio guerreiro intrépido, além de possuir o caráter inquestionável, seguindo sempre o caminho da verdade, bondade, lei e ordem, sempre disposto a proteger a palavra d’O Único.


Círculo Secreto de Lazlo – Culto que estuda as ciências, matemática, movimentos dos astros e textos de todos os tipo na busca de verdades escondidas pelo Único.


Conquista, Era da – Quarta era do homens, onde recuperou-se a terra de Belghor e formou-se o Império de Virka. 


Criador – O Grande Deus que fez Belregard e a moldou ao seu bel prazer. Acredita-se que ainda observe pelos homens de sua morada, a Abóbada Celeste.


Criadorismo – Nome dado a prática de culto em louvor ao Criador. 

Dalanor – Castelanis ao sul de Belregard que goza de uma longa tradição cultural, onde nasceram os maiores artistas e músicas conhecidos.

D


Dalanos – Etnia nativa de Dalanor, são grandes celebrantes da vida e dos prazeres. 

Dwetar – Espécie de Selvagens que habitavam as montanhas ao norte de Beregard, extintos durante a Era das Revelações. 

E

Eleito – Cargo máximo dentro da igreja do Tribunal do Supremo Ofício.

 F

Forja – Nome dado ao regime militarista que cuida do preparo dos Cavaleiros Sacros.


Flamae – Segundo as lendas dalanas, Flamae são pequenos seres de fogo que vivem escondidos em troncos podres e extremamente úmidos, na proximidade dos pântanos. 

G

Guerra das Crianças – Um conflito que ocorreu nos primórdios da civilização humana centrada em Virka, onde após a morte do rei, seus muitos filhos bastardos lutaram pelo controle da coroa. 

Ghul – Termo em vihs que se refere a forte, muralha ou defesa. Geralmente usado como prefixo de alguma fortificação. 

 H

Haskelitas – Ordem monástica fundada em homenagem ao Prelado Haskel, que foi um grande estudioso. Atualmente o grupo dedica-se a catalogar a histórias dos homens e estudar todo e qualquer acontecimento com relação ao divino e ao profano. 

Hekklesia – A forma de igreja primitiva.


Homens, Era dos – Quinta era dos homens, onde viu-se o progresso durante os três séculos de império.

I

Igslavos – Etnia que já fez parte dos Vihs, mas hoje segue ditames mais civilizados como um dos grupos que mantém a supremacia nos Principados de Rastov. 


Invídia – Ímpio relacionado a Provação da Inveja. 

J

Jormundogr – Nome de um ser mítico de lendas vihs e igslavas. Acredita-se que tem a forma uma serpente colossal e perambula pelas profundezas escuras do mar oeste.

Jovaric – Foi um grande mestre cavaleiro responsável pela abertura de inúmeras rotas no mundo selvagem do passado. 

K

Karn – Nome dado a um estilo de regência feita em conjunto. Um rei e um sacerdote tomam as decisões do reino.


Kern – Nome dos antigos sepultamentos vihs que formam pequenas colinas na paisagem com o passar do tempo. 

L

Latreia – Uma palavra sem tradução, que denota o mais puro culto de adoração a Deus.

Latza – Castelania recente, formada após a queda do império e governada por um monarca completamente insano. 


Lazlo – Um dos Puros que caminhou ao lado do Criador, pregou sobre a purificação dos homens depois do sacrifício do Pai, justificando a paixão humana pela busca de poder, riqueza e saber.


Legião Fantasmagórica – Nome de uma lendária tropa de exploradores que conquistaram o norte de Belregard.


Leoric – Um dos Puros que caminhou ao lado do Criador, pregou sobre o Caminho Irrepreensível Retidão e o combate sem fim ao inimigo do Pai, a Sombra.


Litania – Um conjunto de leis, relatos e parábolas utilizados pelo sacerdotes para propagar a fé no Criador. O tomo original encontra-se perdido.

Luz, Era da – Sexta era dos Homens, onde o mundo vê-se entregue a uma treva que não condiz com o sonhado.

M


Mammom – Ímpio relacionado a Provação da Avareza. 


Morovan, o Velho – Figura mítica de Belregard, teria guiado os homens para fora de Belghor além de ter-lhes revelado a missão de purificar o mundo.

N

Neschek – Constelação em forma de serpente atribuída a um ser antigo e de poder assombroso.

Nova Virka – Movimento de alguns senhores belghos que visam reerguer a antiga capital do império, mas que não se colocam como aliados de Vlakir. 

O

Opus – Termo que se refere a “Obra”, geralmente usado pelo Tribunal.


Oradores – Secto de sacerdotes de alto escalão dentro do Tribunal do Supremo Ofício. 


Oradores das Estrelas – Pequeno secto de sacerdotes parlos que observam e estudam os astros do céu noturno de Belregard. 

P

Pai – Veja Criador.


Parlouma – Castelania que se espalha ao longo de uma imensa planície, terra de um povo celebrante dos pequenos prazeres e alegrias da vida. 


Parlos – Etnia nativa de Parlouma, representam os maiores comerciantes do mundo civilizado.


Principados de Rastov – Castelania ao norte, dividida entre muitos duques que consideram-se príncipes de uma terra sem rei. 


Provações – Representam as tentações do ser humano, são elas: a gula, a luxúria, a ira, a inveja e a avareza.

Q

Quotus – Termo utilizado quando alguém morre de forma nefasta, trágica ou notoriamente injusta. Faz referência a palavra “justos”.

R

Rastov – Veja Principados de Rastov.


Revelações, Era das – A segunda era dos homens, onde estes começaram a assumir seu papel como senhores do mundo. 

S

Sangue, Era do – A segunda era dos homens, onde viu-se sangue ser derramado pela disputa de terras.

Segundo Confronto da Fera – Possível retorno de Leoric para endireitar os Cavaleiros


Selvagem – Nome genérico que se dá as bestas que habitam o mundo de Belregard. Também associados a cultos pagãos. 


Sombra – O Eterno Inimigo, a antítese do Criador.

T

Terceiro Confronto da Fera – Será o momento da destruição terrestre pela elevação das águas.


Tribunal do Supremo Ofício – Nome da maior instituição responsável por espalhar a palavra do Criador pelo mundo. 


Trina Hekklesia – Últimos resquícios de culto verdadeiro existente antes da formação do Tribunal do Supremo Ofício em 988.


Tumba de Leoric – O lugar onde acredita-se estar enterrado o corpo do Puro, depois que batalhou sozinho contra os exércitos de Belghor, como é cantado na Balada do Leão. No passado foi um local de peregrinação e ainda se procura sua localização. 

U

Único – Veja Criador.

V

Varning – Castelania ao sul, principal responsável pela manutenção das rotas de comércio, além de ser apontada como um antro para os cultos da Sombra.


Ventre Negro – Locais no mundo de Belregard onde o poder da Sombra é mais evidente e poderoso.


Vergonha, Era da – A primeira das eras dos homens, onde é dito que o mundo era dominado pelos Selvagens. 


Viha – Castelania no extremo oeste, lar de povos bárbaros que mantém firme suas tradições antigos, mesclando-as ao Criadorismo, com um perfeito sincretismo. 


Vihs – Conjunto de povos que se identifica pelas raízes bárbaras, ainda arraigados a certas tradições ancestrais. 


Virka – Antiga capital do império, hoje abandonada. 


Vlakir – Castelania formada após a queda do império, que nutre desejos de restaurá-lo. 


Vocações – São grupos mendicantes que dedicam suas vidas a reparar um aspecto social destruído pela Sombra. Muitas vocações tornaram-se verdadeiras ordens, mas a maioria não passa de grupos errantes.


Vogos – Etnia que vive no extremo norte de Belregard, jamais convertida ao Criadorismo e eterna inimiga do mundo civilizado.

X

Xerigordon – A primeira fortaleza pela qual as tropas do imperador precisaram passar para conquistar Belghor. Além do nome atípico, é um local maldito, evitado até os dias de hoje.  

Xadrez – Jogo da elite. É muito respeitado entre os nobres e já foi usado mais uma vez para resolver disputas sérias entre grandes senhores que gabavam-se de seu rápido raciocínio.
Z

Zaalzehub – Ímpio relacionado a Provação da Gula

Zidorah – Nome do monte em que Leoric encontrou o caminho para sua cura espiritual. Local até hoje procurado pelos devotos.

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